Multa não será automaticamente do proprietário do carro

UBER, 99 E CABIFY NA MIRA DA LEI!!!!! Regulamentação de aplicativos para transporte de passageiros deve avançar na próxima semana
26 de setembro de 2017
Avança proposta para cassar carteira no mesmo ano em que motorista cometer 20 pontos
28 de setembro de 2017

Já aprovado, projeto prevê que o dono possa indicar um motorista habitual que será responsável pelas infrações

Em uma infração de trânsito, as penalidades como multas e pontos na CNH atualmente ficam em nome do proprietário do veículo a menos que ele indique, dentro do prazo, o motorista que cometeu a infração. Contudo, o Projeto de Lei 6376/2009 aprovado nesta semana em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados prevê mudanças nessa regra.

A proposta é assegurar ao proprietário o direito de indicar o nome do motorista habitual do veículo, que passará a ser responsável pelas infrações de trânsito que ocorrerem. O processo prevê que este deve aceitar a indicação, de modo que seu nome passará a constar em um campo próprio no cadastro do veículo no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Essa alteração deve ser implementada no prazo de 90 (noventa) dias.

O projeto de autoria do deputado José Mentor (PT-SP) altera o Código de Trânsito Brasileiro, mas foi aprovado o substitutivo do Senado, que facilita a troca do nome do motorista habitual do veículo. O projeto inicial previa que a alteração constasse no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), obrigando então que fosse feita a emissão de um novo documento sempre que o motorista habitual fosse alterado. Agora, basta o proprietário indicar a alteração ao Detran de seu Estado.

O motorista habitual ou principal, contudo, receberá as notificações e ainda poderá identificar o real infrator, quando for o caso. E se o veículo for vendido, o condutor habitual será retirado do cadastro. Agora a proposta seguirá para a sanção presidencial, exceto se houver recurso para que passe antes pelo Plenário da Câmara.

Fonte: http://www.icarros.com.br/noticias/geral/multa-nao-sera-automaticamente-do-proprietario-do-carro/23121.html

Alexandre Feijó
Alexandre Feijó
CONSULTOR DE TRÂNSITO Experiência de mais de 12 anos no ramo. Bacharel em Administração e Gestão em Trânsito pela UNIVALI/SC, Bacharel em Direito pela UNIBAN/SC, atua na área do Direito de Trânsito (recurso administrativo contra suspensão e cassação do direito de dirigir, infrações de trânsito em geral).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir WhatsApp
💬 Vamos conversar?