Perdi minha CNH: O que devo fazer para solicitar a segunda via da CNH?

DETRAN – CNH SOCIAL 2019 São 15 Mil vagas para Primeira Habilitação. Gratuita para pessoas de baixa renda!!!
3 de dezembro de 2018
Detran-SC diz que não vai cumprir prazo para adoção de novas placas
7 de dezembro de 2018

Perdi minha CNH, e agora? Por mais que ninguém queira fazer essa pergunta, a verdade é que imprevistos acontecem e, por incrível que pareça, solicitar a segunda via da CNH pode ser mais fácil do que as pessoas imaginam.

Afinal, como já abordamos recentemente em outro texto do Blog, a CNH é documento obrigatório para qualquer pessoa que estiver conduzindo um veículo no Brasil. A não apresentação da Carteira Nacional de Habilitação implica em multa e a apreensão do veículo.

Perdi minha CNH, e agora? Preciso solicitar a segunda via?
A CNH é um documento importante por se tratar da licença para dirigir veículos automotores e também por ser um documento pessoal de identificação. Portanto, sua perda ou extravio recomendam a adoção de algumas medidas que devem ser tomadas imediatamente a fim de evitar complicações no futuro. Depois, basta seguir os passos abaixo para que em pouco tempo você seja possível obter a segunda via e, assim, estar habilitado para dirigir novamente.

Depois, basta seguir os passos abaixo para que em algumas semanas você já ter a sua nova CNH e estar habilitado para dirigir novamente.

1. Procure uma delegacia da Polícia Civil
Após procurar a CNH por todos os lugares possíveis e certificar-se de que ela está realmente perdida, é imprescindível levar os seus documentos pessoais (RG e CPF) à uma delegacia da Polícia Civil mais próxima para que um Boletim de Ocorrência (B.O.) seja registrado. Este Boletim de Ocorrência, além de evitar problemas no futuro, caso alguém use sua CNH de má fé, também pode ser necessário na hora de solicitar a segunda via da CNH na unidade do Detran em sua cidade.

2. Certifique-se que você está habilitado para tirar uma segunda via da CNH
Se eu perdi minha CNH, posso, mesmo assim perder o direito de dirigir? Sim, apesar da solicitação de uma segunda via da CNH ser um procedimento relativamente simples, existem algumas condições que precisam estar em dia. São elas:

Não estar com a CNH vencida (Caso esteja, o procedimento adequado é solicitar a renovação e não a emissão de uma segunda via);
Efetuar o pedido no estado da federação onde ela foi emitida. É possível fazer em estado diferente mas o procedimento é mais complexo e demorado;
Não possuir pagamentos pendentes com o Detran (IPVA, licenciamentos, multas, etc.).
3. Reúna todos os documentos necessários para solicitar a segunda via da CNH
Para evitar atrasos, é recomendado ter em mãos os seguintes documentos:

RG, Passaporte ou Carteira de Trabalho;
CPF;
Comprovante de Residência (Cópia e original);
Foto 3×4 (quando a mesma for exigida. Em alguns estados ela é tirada pelo órgão de trânsito no ato do pedido);
Boletim de Ocorrência com o registro da perda, furto ou extravio.
4. Solicite a sua segunda via da CNH
Atualmente existem duas maneiras de solicitar a segunda via da CNH: pela internet ou presencialmente no Detran do estado onde ela foi emitida.

Retirar a CNH pela internet certamente é mais cômodo. No entanto, nem todos os Estados do Brasil possuem essa opção no site. Muitos deles apenas dão instruções sobre como recorrer.

Para saber se o Detran de seu Estado permite a solicitação da segunda via da CNH pela internet, basta entrar no site oficial e procurar pela opção, que geralmente é encontrado nos menus como “Serviços ao Motorista”, Serviços para Habilitação”, etc.

Se não for possível solicitar pela internet, o condutor deverá comparecer à unidade do Detran de sua cidade. No local, com os documentos em mãos, é só preencher os formulários de requerimento.

Observação: Caso não exista uma unidade do Detran perto de sua cidade, uma opção é procurar a Delegacia da Polícia Civil mais próxima.

CNH Digital pode garantir mais segurança
Quem deseja minimizar os riscos de perda pode contar com a ajuda da tecnologia para isso. A solução está na CNH-e, um aplicativo móbile que chegou para trazer mais segurança e comodidade aos motoristas. Nesse App o recurso digital tem o mesmo valor jurídico da versão impressa. Portanto, se você quiser, pode deixar a CNH de papel em casa e levar consigo apenas a versão digital. Desde que você leve consigo o seu Smartphone.

A solução está disponível tanto na Google Play Store quanto na App Store. Nela, são armazenados todos os dados da versão impressa, inclusive foto e QT Code, que garante a autenticidade do documento.

Para saber mais acesse o site do DENATRAN. Lá você encontra tudo o que você precisa saber para aderir a CNH-e. A página reúne, além de respostas para as perguntas mais frequentes, um tutorial bem explicativo que ensina o passa a passo desse processo. Vale a pena conferir.

Então, conseguimos tirar a sua dúvida sobre como retirar a segunda via da CNH? Se não, sinta-se à vontade para deixar seus comentários ou fazer sua pergunta específicas.

Fonte: https://icetran.com.br/blog/perdi-minha-cnh-segunda-via/

Alexandre Feijó
Alexandre Feijó
CONSULTOR DE TRÂNSITO Experiência de mais de 12 anos no ramo. Bacharel em Administração e Gestão em Trânsito pela UNIVALI/SC, Bacharel em Direito pela UNIBAN/SC, atua na área do Direito de Trânsito (recurso administrativo contra suspensão e cassação do direito de dirigir, infrações de trânsito em geral).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir WhatsApp
💬 Vamos conversar?