Imagine a cena: Filipinho, um piá de 9 anos, mora em um dos aprazíveis bairros de nossa querida cidade. É quase meio-dia e ele vai pedalando até o armazém, buscar azeite para a mãe que está preparando o almoço. Na volta, ele é parado por um agente de trânsito que, com ar severo, informa estar vendo o susto que Filipinho acabou de dar na Dona Janaína e no Seu Antônio, por estar pedalando na calçada. O casal de idosos ficou com medo de sofrer um atropelamento em plena calçada, lugar de pedestres. Pedro, o agente, chama a atenção do guri e tasca uma multa de R$ 130,16! Pedro, o agente de trânsito, age baseado no Art 255 do CTB – Código de Trânsito Brasileiro. Mas Filipinho não está com o seu RG. Na verdade ele mesmo nem sabe o que é RG. E ele não tem CPF, com certeza. O piá está paralisado, com os olhos estatelados.
Trata-se apenas de uma estorinha. De ficção, portanto. Por enquanto. A cena podia ter gerado, de fato, multa para o nosso pequeno ciclista: devia ter entrado em vigor, em abril do ano passado, a Resolução 706 do CONTRAN que, depois de 20 anos, finalmente viabilizaria o que está previsto nos Artigos 254 e 255 do CTB. Mas aí veio a Resolução 731 e jogou a data de início para março de 2019. Multar pedestres e ciclistas é só mais um dos acontecimentos polêmicos na legislação de trânsito do agitado ano de 2018.
A Resolução 706 já veio tarde, considerando que duas décadas se passaram sem que fosse possível cumprir o que está determinado no CTB. Mas também vem em boa hora.
Explico: tarde porque o CTB já nasceu, em 1997, prevendo punições para pedestres e ciclistas incautos e descumpridores de regras. Mas estas punições nunca puderam ser aplicadas porque não tinham sido regulamentadas. Por que esperaram tanto tempo? O pai do Filipinho teria aprendido, quando tinha a idade do filho, que calçada não é lugar para se pedalar e, talvez, tivesse ensinado seu amado filhinho a não fazer isso.
Mas se a situação descrita acima acontecer mesmo, a partir de março de 2019, o ciclista será multado. Ou não. Explico: há inúmeras dificuldades para cumprir esta regra. Tanto que houve o adiamento. É pouco provável que até o início desse ano, os órgãos de trânsito criem a estrutura necessária para fiscalizar e multar pessoas que não possuam cadastro no DETRAN. O sistema atual só considera dados do condutor (CNH, CPF) e do veículo (Chassi, Renavam, placa). Não existe habilitação para pedestres, nem para ciclistas. E bicicletas não têm placas.
Teremos um novo adiamento? É esperar para ver. Enquanto isso, um finalzinho para nossa pequena estória: o agente Pedro transforma tudo em um puxão de orelhas – no sentido figurado, para não ser enquadrado por abuso de autoridade – e tudo fica por isso mesmo.
Fonte: http://portaldotransito.com.br/opiniao/transito-e-a-sociedade/multas-para-pedestres-e-ciclistas/
sos multas, DF Assessoria, Floripa Multas. Advogado de transito, advogado de multas, Suspensão por pontos, carteira suspensa. Controle de frota, troca de pontuação, controle de frotas para empresas, Pontos na carteira provisória, lei seca, defesa de multa, assento de elevação para carros Curso de reciclagem on line, advogado de transito Recorra aqui, Advogado de transito, advogado, advocacia, carteira de motorista, curso de reciclagem, recorrer multa. advogado de transito Desconto PCD, desconto deficiente, Detran Santa Catarina, Detran Recurso, detran suspensão de Carteira, Icetran, cursos de reciclagens, Consultrans Multas, Cental de multas, SOS Multas, Multas de carro, recursos de carteira de motoristas, Recursos multa São José, Recursos Multa Florianópolis, Recursos Palhoça, Recorrer multa de trânsito, recurso de suspensão de carteira, assessoria empresarial multas, multas de carros, multa de veículos, site consultoria de multas, consultoria empresas de multa de transito, Noticias automotivas, I carros, Sala de Transito, Recusa ao bafómetro, CNH digital: preço, como se cadastrar e usar o aplicativo . Defesas de multa, defesa previa, defesa de carteira de motorista, defesa de suspensão de carteira, defesa de alcoolemia, defesa de bafómetro, recursos de multa, recursos na jari, recursos no cetran, defesa multas Florianópolis, defesas multas São Jose, defesas carteiras de motorista .Florianópolis, defesas carteiras de motoristas São Jose, defesa CNH São Jose, Defesa CNH Florianópolis UBER, AEREO