Motorista flagrado dirigindo sob o efeito de álcool ou drogas poderá ter que passar por consultas médicas para reaver o direito de conduzir
Além de pagar multa e ser preso, o motorista que for flagrado dirigindo sob o efeito de álcool ou drogas mais de uma vez poderá ser obrigado a passar por avaliações médicas e psicológicas para reaver a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A nova regra, que pode ser adicionada à Lei Seca, foi apresentada no Projeto de Lei (PL) 1.612/2019 e está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal.
Pelo texto, o médico responsável pelos exames poderá, inclusive, encaminhar o condutor para cursos ou programas educativos sobre álcool e outras drogas. A devolução da CNH será condicionada aos resultados dos exames.
Para justificar a proposta, que altera a Lei Seca, o senador Styvenson Valentim (Pode-RN) argumenta:
“Estima-se que, no Brasil, um a cada cinco acidentes causados por homens e um a cada 20 acidentes causados por mulheres tenham influência do álcool”
O parlamentar aponta ainda que os acidentes de trânsito estão entre as maiores causas de morte no mundo e são a principal causa de óbitos entre crianças e jovens com idades de cinco a 29 anos, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
Em entrevista para a Agência Senado, o senador afirmou que o projeto tem como objetivo desestimular os motoristas que insistem na combinação de álcool e volante, colocando em risco a própria vida e a de terceiros.
Quanto custa a multa da Lei Seca?
De acordo com Código de Trânsito Brasileiro (CTB), “dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência” ou “recusar-se a ser submetido a teste, exame clínico, perícia ou outro procedimento que permita certificar influência de álcool ou outra substância psicoativa” são infrações gravíssimas, com multa agravada em 10 vezes.
O que, na prática, representa sete pontos na carteira e multa de R$ 2.934,70. Ainda estão previstos a suspensão do direito de dirigir por um ano, o recolhimento da CNH e a retenção do veículo.
Fonte: https://autopapo.com.br/noticia/lei-seca-recuperacao-cnh-exame-medico/
sos multas, DF Assessoria, Floripa Multas. Advogado de transito, advogado de multas, Suspensão por pontos, carteira suspensa. Controle de frota, troca de pontuação, controle de frotas para empresas, Pontos na carteira provisória, lei seca, defesa de multa, assento de elevação para carros Curso de reciclagem on line, advogado de transito Recorra aqui, Advogado de transito, advogado, advocacia, carteira de motorista, curso de reciclagem, recorrer multa. advogado de transito Desconto PCD, desconto deficiente, Detran Santa Catarina, Detran Recurso, detran suspensão de Carteira, Icetran, cursos de reciclagens, Consultrans Multas, Cental de multas, SOS Multas, Multas de carro, recursos de carteira de motoristas, Recursos multa São José, Recursos Multa Florianópolis, Recursos Palhoça, Recorrer multa de trânsito, recurso de suspensão de carteira, assessoria empresarial multas, multas de carros, multa de veículos, site consultoria de multas, consultoria empresas de multa de transito, Noticias automotivas, I carros, Sala de Transito, Recusa ao bafómetro, CNH digital: preço, como se cadastrar e usar o aplicativo . Defesas de multa, defesa previa, defesa de carteira de motorista, defesa de suspensão de carteira, defesa de alcoolemia, defesa de bafómetro, recursos de multa, recursos na jari, recursos no cetran, defesa multas Florianópolis, defesas multas São Jose, defesas carteiras de motorista .Florianópolis, defesas carteiras de motoristas São Jose, defesa CNH São Jose, Defesa CNH Florianópolis UBER, AEREO