Como cadastrar a CNH Digital direto pelo celular?

Bolsonaro diz, via Twitter, que cancelou instalação de radares em rodovias brasileiras
3 de abril de 2019
Lei Seca pode adicionar mais uma etapa para recuperação da CNH
9 de abril de 2019

Funcionalidade lançada no final de 2018 permite que o usuário gere a versão digital da CNH pelo aplicativo, sem precisar ir até o DETRAN
De posse de um smartphone é possível resolver quase tudo remotamente, no conforto do próprio lar. Essa mesma dinâmica funciona também quando o assunto é a CNH Digital. Afinal, agora você pode emitir a versão eletrônica de forma totalmente online. Mas, talvez você já saiba disso, então, que tal agora aprender como cadastrar a CNH Digital direto pelo celular?

O lançamento e os benefícios da CNH Eletrônica
A Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNHe) está disponível aos usuários desde 1º de julho de 2018.

Trata-se de um aplicativo desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) para o DENATRAN que armazena todos os dados da CNH impressa.

A versão digital visa beneficiar condutores, evitando que o condutor esqueça a documentação obrigatória em casa, e passe a ter acesso a ela, o tempo todo, pelo celular.
Mas os benefícios vão ainda mais além. Afinal, a CNH serve de documento de identidade em várias situações. Além disso, o usuário pode gerar um pdf, a partir do próprio aplicativo, que tem valor equivalente a uma cópia autenticada em cartório.

O processo simplificado aumentou a procura
De acordo com os últimos dados divulgados, atualmente mais de um milhão de motoristas brasileiros já estão usando a CNH Digital.

Com o lançamento da nova funcionalidade, que agora permite a validação remota, a CHN Eletrônica teve um pico de adesões. O aumento foi de 85% no número de usuários em apenas um mês, segundo dados da SERPRO, empresa desenvolvedora do aplicativo.

A tecnologia permite que o motorista gere o documento digital totalmente online, ou seja, sem precisar se deslocar até um posto de atendimento do DETRAN ou utilizar a certificação digital.
Para usufruir desse benefício basta baixar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, disponível gratuitamente nas lojas Android e IOS.

Depois disso, é só seguir o passo a passo para saber como cadastrar a CNH Digital direto pelo celular. É o que você vai aprender a seguir.

Passo a passo para fazer o cadastro direto pelo celular
Se você se interessou pelo assunto e quer saber como cadastrar a CHN Digital direto pelo celular, saiba que tudo é bastante simples. Tudo como manda a modernidade.

O condutor tem três opções para a emissão do documento CNH Digital:

Pelo celular “sem certificado”
Pelo celular “com certificado digital”
Com comparecimento ao Detran
Ciente das possibilidades, o usuário deve baixar o aplicativo, aceitar os Termos de Responsabilidade e seguir as seguintes orientações.

Dica 1.
Se o usuário escolher a primeira opção – sem certificado – ele deve primeiro usar o seu dispositivo móvel para fornecer o CEP do endereço informado quando a carteira de papel foi emitida. Em seguida ler o QR Code (localizado na parte interna da versão em papel).

Dica 2.
Feito os passos anteriores, o condutor deve fazer a prova de vida, um movimento físico do usuário, como por exemplo piscar os olhos e dar um sorriso. É por meio desses gestos que o App CNH Digital faz biometria facial para confirmar autenticidade do documento.

Dica 3.
Depois de confirmada a validação, o usuário ainda precisa informar o seu celular. Assim, a partir desse momento a CNH Digital passa a ser disponibilizada no seu dispositivo móvel.

Dica 4.
Em seguida, o aplicativo vai pedir para o usuário criar uma chave de acesso de quatro dígitos, que deverá ser digitada toda vez que o documento digital for utilizado. Feito isso o documento pode ser acessado pelo celular, inclusive se você estiver offline.

Importante: Condutores que ainda não possuem o documento com o QR Code precisam emitir uma segunda via da carteira de habilitação para conseguir fazer o cadastro da CNH digital.

fonte: https://icetran.com.br/blog/como-cadastrar-a-cnh-digital-pelo-celular/

Alexandre Feijó
Alexandre Feijó
CONSULTOR DE TRÂNSITO Experiência de mais de 12 anos no ramo. Bacharel em Administração e Gestão em Trânsito pela UNIVALI/SC, Bacharel em Direito pela UNIBAN/SC, atua na área do Direito de Trânsito (recurso administrativo contra suspensão e cassação do direito de dirigir, infrações de trânsito em geral).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *