Resolução do Contran determina que o motorista multado pode verificar na internet o nome do agente de trânsito que registrou a infração.
Uma resolução do Contran, o Conselho Nacional de Trânsito, está dando o que falar. O motorista que for multado vai poder verificar na internet o nome do agente de trânsito que registrou a infração.
A placa diz que é proibido, mas um motorista estacionou e recebeu a multa na hora.
Agente: Olha o horário lá!
Homem: Eu sei! Eu só passei aqui rapidinho!
Na mesma rua, mais infrações pelo mesmo motivo. O dono do carro não estava. A agente preencheu a autuação e foi embora.
“Se eu ficar aqui aguardando e a pessoa demorar duas horas, né?”, disse a agente.
Na autuação que o motorista recebe, aparece apenas o código do agente que registrou a infração de trânsito. Agora, usando o código, quem receber a multa vai conseguir saber o nome do agente. A lista vai estar disponível nas páginas na internet das Secretarias Municipais de Trânsito, Polícia Rodoviária Federal e Detrans.
A novidade é uma determinação do Contran, o Conselho Nacional de Trânsito, e passou a valer no dia 30 de outubro.
“É importante identificar, cada um faz um trabalho, é importante saber quem está por trás, quem está fazendo isso”, disse um motorista.
O Fórum Nacional dos Conselhos de Trânsito teme pela segurança dos agentes. “Essa pessoalização é desnecessária e gera um risco de a pessoa autuada querer se vingar ou tomar satisfação de quem o autuou”, afirmou o presidente do Fórum Nacional dos Conselhos de Trânsito, Horácio Mello.
O Sindicato dos Agentes de Trânsito de Goiânia afirmou que vai recorrer da determinação.
“Se você foi notificado de uma autuação, você quer saber o nome do agente para quê? Isso não vai resolver. Se você acha que não cometeu aquela infração, tem que entrar com recurso. Recurso contra a multa, contra o artigo. E não ficar sabendo nome de agente”, declarou a presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito de Goiânia, Andréa Gonçalves.
O Detran de Goiás ainda não disponibilizou os nomes dos agentes no site, mas o motorista multado consegue saber quem registrou a infração.
“Hoje o usuário tem acesso ao código dele, o que não tem é disponível publicamente, mas se ele vier ao órgão ele tem esse acesso, inclusive de questionar, por escrito, a atuação do agente”, disse o coronel Julio Mota, gerente de fiscalização do Detran de Goiás.
O Contran defende que a resolução torna a aplicação da multa mais transparente e também pode ser usada nos casos em que o motorista decide recorrer. A Ordem dos Advogados do Brasil também defende a nova regra.
“Eu não vejo essa preocupação dos agentes em ter essa exposição. Até porque se assim o fosse outros agentes estatais que fazem atuações muito mais gravosas como juízes, promotores, policiais e delegados deveriam ser anônimos, deveriam não ter as suas identidades conhecidas”, explicou o presidente da comissão de Direito Administrativo da OAB de Goiás Juscimar Ribeiro.
sos multas, DF Assessoria, Floripa Multas. Advogado de transito, advogado de multas, Suspensão por pontos, carteira suspensa. Controle de frota, troca de pontuação, controle de frotas para empresas, Pontos na carteira provisória, lei seca, defesa de multa, assento de elevação para carros Curso de reciclagem on line, advogado de transito Recorra aqui, Advogado de transito, advogado, advocacia, carteira de motorista, curso de reciclagem, recorrer multa. advogado de transito Desconto PCD, desconto deficiente, Detran Santa Catarina, Detran Recurso, detran suspensão de Carteira, Icetran, cursos de reciclagens, Consultrans Multas, Cental de multas, SOS Multas, Multas de carro, recursos de carteira de motoristas, Recursos multa São José, Recursos Multa Florianópolis, Recursos Palhoça, Recorrer multa de trânsito, recurso de suspensão de carteira, assessoria empresarial multas, multas de carros, multa de veículos, site consultoria de multas, consultoria empresas de multa de transito, Noticias automotivas, I carros, Sala de Transito, Recusa ao bafómetro, CNH digital: preço, como se cadastrar e usar o aplicativo . Defesas de multa, defesa previa, defesa de carteira de motorista, defesa de suspensão de carteira, defesa de alcoolemia, defesa de bafómetro, recursos de multa, recursos na jari, recursos no cetran, defesa multas Florianópolis, defesas multas São Jose, defesas carteiras de motorista .Florianópolis, defesas carteiras de motoristas São Jose, defesa CNH São Jose, Defesa CNH Florianópolis UBER, AEREO