Primeiro foi a CNH – Carteira Nacional de Habilitação – que ganhou uma versão digital a partir de fevereiro. Agora é a vez do CRLV ou Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo. Através da resolução 720 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), publicada no Diário Oficial da União, passa a ser criado o CRLVe, que é a versão digital do documento do veículo.
Com esse formato, será possível ao proprietário acessa-lo através do smartphone e da mesma forma, ser consultado pelo agente de trânsito no momento da fiscalização. Além disso, o CRLVe possibilitará ao condutor não portar o documento em papel, não resultando assim em multa.
A introdução do CRLVe nos Detrans ocorrerá num prazo de um ano, mas os órgãos de trânsito dos estados terão 180 dias para alimentar o banco de dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) com informações de todos os veículos emplacados em suas jurisdições, entre eles débitos, multas, tributos, encargos, entre outros.
A liberação do CRLVe também não ocorrerá para qualquer veículo. Somente os que tiverem pendências jurídicas ou tributárias quitadas é que poderão ter acesso ao formato digital do documento, que provavelmente será disponibilizado através de um aplicativo dedicado, como ocorre na CNH. Também não se sabe se o certificado online será emitido de uma vez em todo o país e se será gradual, como ocorre na CNH digital.
Mas quanto isso vai custar? A notícia ruim – para proprietários de veículos em certos estados – é que a cobrança e seu valor serão definidos pelo Detran de cada região. Ou seja, haverá disparidade de preços entre os estados. No entanto, a digitalização do CRLV evitará também alguns transtornos, especialmente em caso de perda ou roubo do documento do veículo.
A versão que será disponibilizado aos proprietários de veículos no Brasil ainda está em desenvolvimento no Denatran e conta com a ajuda do Serpro, que é o Serviço Federal de Processamento de Dados. Ainda não se sabe quando o formato digital será apresentado ao público. Com mais essa ação, o smartphone ganha ainda mais importância a bordo do veículo, não só em termos de fiscalização dos órgãos competentes e comodidade para o proprietário, mas também de segurança.
Com os dois modelos digitais, que espera-se que sejam unificados num mesmo aplicativo, o Contran abre a possibilidade de no futuro as pessoas também passem a ter um documento único para identificação, reservista e eleitoral, bem como um futuro com vale-transporte, cartão único de saúde e outras funcionalidades.
sos multas, DF Assessoria, Floripa Multas. Advogado de transito, advogado de multas, Suspensão por pontos, carteira suspensa. Controle de frota, troca de pontuação, controle de frotas para empresas, Pontos na carteira provisória, lei seca, defesa de multa, assento de elevação para carros Curso de reciclagem on line, advogado de transito Recorra aqui, Advogado de transito, advogado, advocacia, carteira de motorista, curso de reciclagem, recorrer multa. advogado de transito Desconto PCD, desconto deficiente, Detran Santa Catarina, Detran Recurso, detran suspensão de Carteira, Icetran, cursos de reciclagens, Consultrans Multas, Cental de multas, SOS Multas, Multas de carro, recursos de carteira de motoristas, Recursos multa São José, Recursos Multa Florianópolis, Recursos Palhoça, Recorrer multa de trânsito, recurso de suspensão de carteira, assessoria empresarial multas, multas de carros, multa de veículos, site consultoria de multas, consultoria empresas de multa de transito, Noticias automotivas, I carros, Sala de Transito, Recusa ao bafómetro, CNH digital: preço, como se cadastrar e usar o aplicativo . Defesas de multa, defesa previa, defesa de carteira de motorista, defesa de suspensão de carteira, defesa de alcoolemia, defesa de bafómetro, recursos de multa, recursos na jari, recursos no cetran, defesa multas Florianópolis, defesas multas São Jose, defesas carteiras de motorista .Florianópolis, defesas carteiras de motoristas São Jose, defesa CNH São Jose, Defesa CNH Florianópolis UBER, AEREO