Manter uma distância segura entre veículos evita multas e acidentes. Fique atento!

Governador de Santa Catarina sanciona lei que proíbe apreensão de veículos com IPVA atrasado
24 de janeiro de 2019
Motociclista é multada em Camboriú por não usar cinto de segurança
29 de janeiro de 2019

A velocidade é um dos maiores fatores de riscos de acidentes. Quanto maior a velocidade de um veículo, maior é a distância necessária para ele parar.
Saber calcular a distância segura entre veículos é requisito de quem quer dirigir com segurança. A direção defensiva previne acidentes e suas consequências no trânsito e isso já não é novidade para ninguém.

Entretanto, no dia a dia, alguns condutores acabam esquecendo as lições que aprenderam. O seu comportamento imprudente afeta profundamente a segurança de outros motoristas e também dos passageiros.

É muito fácil perceber isso na prática e você já deve ter presenciado muitos destes problemas.

Um dos mais comuns e que costuma gerar muitas colisões e acidentes graves é gerado pelo desrespeito a uma norma básica: manter uma distância segura entre veículos. O que mais vemos por aí são motoristas apressados, que colam na traseira do veículo da frente, forçam ultrapassagens e com isso colocam vidas em risco.

Driblar essa situação exige paciência e muita prudência ao trafegar pelas vias. Ainda assim algumas dicas também podem ajudar.

Veja agora como manter a distância segura entre veículos e o que fazer para evitar colisões no trânsito.

Conhecimentos necessários para evitar colisões e acidentes
Uma das causas mais comuns em acidentes é o motorista não ter conseguido desviar ou parar em tempo o veículo para evitar a colisão.

Situações como essa podem ser evitadas mantendo-se uma distância segura entre veículos. Fazer isso exige que o motorista conheça os tipos de paradas dos veículos, o tempo e a distância necessária para fazer esta manobra com segurança. Entenda!

Distância de seguimento
Enquanto estiver dirigindo o condutor deve manter uma distância segura entre veículos. Isso é importante para que ele possa parar em uma situação de emergência. Isso, sem colidir com a traseira do veículo que estiver à sua frente. Essa é o que chamamos de distância de seguimento.

Distância de reação
Conhecer a distância de reação também é muito importante. Ela é a distância que o veículo percorre no intervalo de tempo desde que o motorista viu a situação de perigo até o momento em que ele pisou o pé no freio.

Distância de frenagem
Trata-se da distância que o veículo percorre do momento em que o motorista pisou o pé no freio até o veículo estar completamente parado.

Distância de parada
Trata-se da distância que um veículo percorre desde que uma situação de risco foi identificada pelo condutor, ele decide parar e pisa no freio até o veículo estar completamente parado.

A distância segura em cada caso vai depender do tempo, da velocidade, das condições da via, do veículo, da visibilidade e da capacidade de reação do motorista. Por isso todo o cuidado é pouco.

O Código de Trânsito Brasileiro não delimita uma distância mínima, contudo o bom senso deve preponderar. Afinal, o motorista pode ser autuado por infração gravíssima. Isso é possível se o policial que flagrar a situação julgar que a distância não é segura.

Portanto, o motorista defensivo deve ficar o mais longe possível para que consiga identificar uma situação perigosa e possa desviar dela sem colocar a vida em risco.

O que fazer ao perceber que o veículo de trás está muito próximo ao seu?
Mesmo condutores defensivos podem passar por situações difíceis, como por exemplo, perceber que o veículo de trás está muito próximo ao seu.

Você saberia como sair desta situação?

A resposta é simples e muito clara: seja paciente, mantenha o foco na segurança e jamais tente fugir do outro veículo acelerando. Você deve sinalizar e facilitar a ultrapassagem para o outro motorista, sempre mantendo uma distância segura do veículo que está à sua frente para que você possa ter espaço para manobras.

Para concluir, saiba que manter uma distância segura entre veículos é uma das qualidades do condutor defensivo, mas não é a única. Muitos acidentes também acontecem motivados pela distração. Então, não marque bobeira!

Fonte: https://icetran.com.br/blog/distancia-segura-entre-veiculos/

Alexandre Feijó
Alexandre Feijó
CONSULTOR DE TRÂNSITO Experiência de mais de 12 anos no ramo. Bacharel em Administração e Gestão em Trânsito pela UNIVALI/SC, Bacharel em Direito pela UNIBAN/SC, atua na área do Direito de Trânsito (recurso administrativo contra suspensão e cassação do direito de dirigir, infrações de trânsito em geral).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir WhatsApp
💬 Vamos conversar?