Em maio de 2016, a Lei Federal 13.281 fez alterações no Código de Trânsito Brasileiro. Entre elas, aumentou a punição mínima para motoristas que acumulem 20 pontos ou mais na CNH em um período de 12 meses. Antes de no mínimo um mês, a suspensão mínima passa a ser de seis meses.
Como os pontos ficam no prontuário do motorista por 12 meses, os efeitos da lei começam em 1 de novembro para aqueles que tiveram a primeira infração que levou à suspensão da CNH cometida a partir de 1 de novembro de 2016 – quando a nova lei entrou em vigor.
E quem for reincidente na perda da CNH no período de um ano receberá a pena mínima de oito meses, que atualmente é de seis meses. Vale ressaltar que o prazo máximo de suspensão continua a ser de 12 meses – ou 24 meses no caso de motoristas reincidentes.
Aqueles que tiverem a CNH suspensa com pontos acumulados de infrações cometidas antes de 1º de novembro de 2016 ainda receberão a penalidade anterior, conforme a regra vigente na época, que é a partir de um mês de suspensão. O prazo total é estipulado de acordo com o histórico do cidadão e da gravidade das infrações que constam em seu prontuário.
Como é o processo de suspensão?
O processo de suspensão da habilitação não é imediato ao somar os 20 pontos. O motorista é notificado sobre a abertura do processo de suspensão e tem o direito de apresentar defesa pelo portal do Detran de seu Estado, conforme garante a legislação federal.
Com a suspensão decretada, é preciso entregar a habilitação ao órgão e assinar o termo de suspensão. A partir desse momento, o motorista está impedido de dirigir e, caso conduza qualquer veículo, poderá ter a habilitação cassada por dois anos.
Após o período de suspensão, ainda é preciso realizar o curso de reciclagem da CNH, oferecido nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) de forma presencial ou à distância. Com a habilitação cassada, motorista tem também de refazer os exames médico, psicotécnico, teórico e prático de direção veicular.
sos multas, DF Assessoria, Floripa Multas. Advogado de transito, advogado de multas, Suspensão por pontos, carteira suspensa. Controle de frota, troca de pontuação, controle de frotas para empresas, Pontos na carteira provisória, lei seca, defesa de multa, assento de elevação para carros Curso de reciclagem on line, advogado de transito Recorra aqui, Advogado de transito, advogado, advocacia, carteira de motorista, curso de reciclagem, recorrer multa. advogado de transito Desconto PCD, desconto deficiente, Detran Santa Catarina, Detran Recurso, detran suspensão de Carteira, Icetran, cursos de reciclagens, Consultrans Multas, Cental de multas, SOS Multas, Multas de carro, recursos de carteira de motoristas, Recursos multa São José, Recursos Multa Florianópolis, Recursos Palhoça, Recorrer multa de trânsito, recurso de suspensão de carteira, assessoria empresarial multas, multas de carros, multa de veículos, site consultoria de multas, consultoria empresas de multa de transito, Noticias automotivas, I carros, Sala de Transito, Recusa ao bafómetro, CNH digital: preço, como se cadastrar e usar o aplicativo . Defesas de multa, defesa previa, defesa de carteira de motorista, defesa de suspensão de carteira, defesa de alcoolemia, defesa de bafómetro, recursos de multa, recursos na jari, recursos no cetran, defesa multas Florianópolis, defesas multas São Jose, defesas carteiras de motorista .Florianópolis, defesas carteiras de motoristas São Jose, defesa CNH São Jose, Defesa CNH Florianópolis UBER, AEREO