Operação Finados: PRF flagra mais de 3 mil veículos em excesso de velocidade em SC

Motorista que somar 20 pontos terá CNH suspensa por 6 meses
6 de novembro de 2017
Proprietário de veículo poderá indicar no registro seu principal condutor
8 de novembro de 2017

A Polícia Rodoviária Federal flagrou 3.354 veículos acima da velocidade permitida em rodovias catarinenses em cinco dias, durante a Operação Finados, realizada da 0h de quarta-feira (1/11) à 0h de segunda (6/11). Um deles passou a 170 km/h na BR 101 em Biguaçu, onde a máxima é de 100 km/h.

Nos quatro dias de feriadão, foram abordados 3.063 veículos e lavrados 2.546 autos de infração. Destes, 68 foram para motoristas que estavam dirigindo sob efeito de álcool e 265 por ultrapassagem em local proibido.

Os números seriam ainda maiores se houvesse reforço da fiscalização, afirma o inspetor da PRF, Adriano Fiamoncini. O efetivo da PRF em Santa Catarina, de cerca de 500 homens, é igual ao de 2004. “Precisamos urgentemente de um concurso público para aumentar a fiscalização. Há mais de dois anos não entra um policial novo e o número de aposentados é alto”, defende.
O Operação Finados encerrou com 10 mortes em estradas federais – a PRF contabiliza apenas os casos em que o óbito acontece no próprio local do acidente. Cinco mortes ocorreram devido a saídas de pistas, três em colisões frontais e duas por atropelamento. “Temos que continuar com o trabalho de educação e melhorar a infraestrutura, principalmente em estradas de pista simples que não comportam mais o tráfego, casos das BRs-470 e 280”, afirma Fiamoncini.

Em Santa Catarina, durante os cinco dias de Operação foram registrados 150 acidentes, nos quais 142 pessoas se feriram. Estes números foram equivalentes ao de outros feriados recentes de mesma duração.

Dentre as 10 mortes, três foram registradas em um único acidente na quarta-feira à tarde: mãe, filho e sobrinho faleceram em um automóvel que saiu da pista na BR 101 em Imbituba. Na BR 101 também aconteceram dois atropelamentos de pedestres, um em Itajaí e outro em Araranguá.

O segundo acidente com mais vítimas foi registrado em Canoinhas, na BR 280: duas pessoas morreram devido a uma colisão frontal. Esse também foi o tipo de acidente que matou um condutor na BR 163 em Guaraciaba.

Mais duas mortes aconteceram devido a automóveis que saíram da pista: uma na BR 470 em Lontras e uma na BR 480 em Chapecó.

Ainda durante a Operação Finados, o combate ao crime realizado pela PRF apreendeu 13 mil cigarros contrabandeados em Campos Novos, recuperou cinco veículos roubados e deteve 22 pessoas por crimes diversos.

Fonte: http://dc.clicrbs.com.br/sc/noticias/noticia/2017/11/operacao-finados-prf-flagra-mais-de-3-mil-veiculos-em-excesso-de-velocidade-em-sc-9986224.html

Alexandre Feijó
Alexandre Feijó
CONSULTOR DE TRÂNSITO Experiência de mais de 12 anos no ramo. Bacharel em Administração e Gestão em Trânsito pela UNIVALI/SC, Bacharel em Direito pela UNIBAN/SC, atua na área do Direito de Trânsito (recurso administrativo contra suspensão e cassação do direito de dirigir, infrações de trânsito em geral).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir WhatsApp
💬 Vamos conversar?