Neve no sul do País? Veja como dirigir nessa situação

Menos fraudes, mais rigor. O que pode mudar na solicitação de isenção de ICMS para PcD?
20 de agosto de 2020
Está adiado projeto que amplia para 10 anos a validade da CNH
24 de agosto de 2020

Com a possibilidade de neve no sul do País, o Portal do Trânsito separou algumas dicas para orientar os condutores.

A previsão é de muito frio a partir de hoje no sul do País. Segundo os institutos MetSul e Climatempo, uma forte frente fria poderá provocar neve e chuva congelada nos estados da região Sul.

Como o brasileiro não está acostumado a dirigir com essas condições meteorológicas, o Portal do Trânsito separou algumas dicas para orientar os condutores.

Dirigir na neve exige cuidados especiais com o veículo e atenção redobrada do condutor.
“Nessa condição adversa a pista fica muito escorregadia e favorece a perda de controle do veículo. Por esse motivo, aumentam as chances de acidentes”, explica Eliane Pietsak, especialista em trânsito.
O veículo também deve estar em boas condições. “A manutenção preventiva é essencial para que o veículo desempenhe suas funções corretamente e não comprometa a segurança dos ocupantes”, argumenta.

Veja também
Os cuidados essenciais para o carro em dia de geada

Outra dica importante é em relação aos pneus.
Em locais onde a neve é frequente, existem tipos de pneus adequados para o uso nessa situação e até a indicação do uso de correntes para envolvê-los. O objetivo é evitar derrapadas e perda de tração. Como esse cenário é eventual no Brasil, mesmo em regiões mais frias, a orientação é baixar um pouco a pressão dos pneus para aumentar a aderência ao solo.

Existe um cuidado especial, também, antes de ligar o carro. “Se for necessário, é necessário tirar o excesso de gelo sobre o para-brisa e lataria. O escapamento não pode estar entupido”, diz Pietsak.

Para a especialista, a visibilidade não pode ficar comprometida.

“O condutor deve limpar e desembaçar os vidros. Para uma direção mais segura, é essencial enxergar tudo o que acontece ao redor do veículo”.
Outras recomendações
Ao entrar no veículo o condutor deve ligar o ar quente e tirar o casaco mais pesado, pois ele pode atrapalhar os movimentos ao dirigir.
Manter a distância do veículo da frente é fundamental nesses casos. Além de diminuir a velocidade para manter o controle e a estabilidade.
O uso do farol baixo é recomendado nessa situação.
Como a pista fica muito escorregadia é imprescindível evitar freadas bruscas para não derrapar com o veículo.
Se tiver condições, evite dirigir nessa situação.

Fonte: https://www.portaldotransito.com.br/noticias/neve-no-sul-do-pais-veja-como-dirigir-nessa-situacao/

Alexandre Feijó
Alexandre Feijó
CONSULTOR DE TRÂNSITO Experiência de mais de 12 anos no ramo. Bacharel em Administração e Gestão em Trânsito pela UNIVALI/SC, Bacharel em Direito pela UNIBAN/SC, atua na área do Direito de Trânsito (recurso administrativo contra suspensão e cassação do direito de dirigir, infrações de trânsito em geral).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir WhatsApp
💬 Vamos conversar?