PL pretende tornar obrigatória a apresentação de CNH A para compra de motocicleta

Lei dá baixa em carros com mais de 10 anos sem licenciamento
5 de julho de 2017
PL desobriga motoristas com deficiência de fazer exame de aptidão física quando for renovar CNH
9 de julho de 2017

A deputada Christiane Yared (PR-PR) defende que a não obrigatoriedade na apresentação da CNH no ato da compra da moto estimula a proliferação de condutores não capacitados nas ruas

A deputada federal Christiane Yared (PR-PR) apresentou, na Câmara dos Deputados, projeto de lei que obriga o comprador de motocicletas a apresentar carteira de habilitação tipo A e certificado de curso de direção defensiva antes de ser o titular e adquirir definitivamente o veículo.

“Os números mostram que a maioria das mortes ocorrem por imperícia e imprudência do motorista, aliado à alta velocidade e ao uso de álcool e drogas. O motociclista precisa de mais preparo até para preservar a própria vida”, disse a deputada.
A parlamentar paranaense defende que a não obrigatoriedade na apresentação da CNH no ato da compra da moto estimula a proliferação de condutores não capacitados nas ruas. Uma das maiores vozes em defesa da segurança no trânsito, Yared explicou que a exigência da maior capacitação dos motoristas é crucial para reduzir o número de acidentes com vítimas.

“Nas regiões Norte e Nordeste, nove entre cada dez leitos de hospitais são ocupados por acidentados em motos. E a grande maioria desses acidentes são causados por condutores sem habilitação, ou com pouca experiência. Não podemos deixar que essa matança continue”, frisou.

No Brasil, os acidentes envolvendo motos correspondem à principal causa de ocorrências no trânsito. Dos 246.455 motoristas indenizados pelo DPVAT em 2016, 88% eram motociclistas.

Fonte: http://portaldotransito.com.br/noticias/moto/pl-pretende-tornar-obrigatoria-apresentacao-de-cnh-para-compra-de-motocicleta/

Alexandre Feijó
Alexandre Feijó
CONSULTOR DE TRÂNSITO Experiência de mais de 12 anos no ramo. Bacharel em Administração e Gestão em Trânsito pela UNIVALI/SC, Bacharel em Direito pela UNIBAN/SC, atua na área do Direito de Trânsito (recurso administrativo contra suspensão e cassação do direito de dirigir, infrações de trânsito em geral).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir WhatsApp
💬 Vamos conversar?