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Estatísticas revelam o percentual de carros que não foram levados à concessionárias após serem envolvidos em recalls

Portaria assinada na semana passada pelos Ministérios da Justiça, onde está Secretaria Nacional do Consumidor, e da Infraestrutura, onde está o Denatran, vai tentar mais uma vez obrigar o dono do carro a levá-lo ao recall.

Segundo as estatísticas, nos últimos cinco anos, menos de 40% dos carros envolvidos em recalls foram levados à concessionária. Ou seja, mais da metade deles continua rodando com ameaça à segurança veicular.

A portaria torna obrigatório constar no documento do carro que ele não foi levado ao recall, com dois objetivos: o primeiro, para que o novo proprietário saiba que o carro tem que ser levado à concessionária.

O segundo é o do constrangimento: ‘será que eu vou comprar um carro tão mal cuidado que sequer foi levado para o recall pelo dono anterior? Mesmo sabendo que se trata de um problema de segurança e o que o reparo é gratuito?’

Alexandre Feijó
Alexandre Feijó
CONSULTOR DE TRÂNSITO Experiência de mais de 12 anos no ramo. Bacharel em Administração e Gestão em Trânsito pela UNIVALI/SC, Bacharel em Direito pela UNIBAN/SC, atua na área do Direito de Trânsito (recurso administrativo contra suspensão e cassação do direito de dirigir, infrações de trânsito em geral).

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