Inspetor de Comunicação Social da PRF-SC, Carlos Possamai, afirmou que o índice aumentou em 10%, após a implantação do sistema. Registro não substitui Boletim de Ocorrência.
Para aumentar o índice de recuperação de veículos furtados e roubados, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) criou o Sinal (Sistema Nacional de Alarmes). Quem teve o carro, moto ou caminhão subtraído, por exemplo, deve acessar o site da PRF e registrar a ocorrência o mais rápido possível. Em poucos segundos, todos os inspetores de plantão em um raio de 100 quilômetros do local do fato recebem um alerta com as informações do bem furtado ou roubado.
Segundo o inspetor responsável pelo Núcleo de Comunicação Social da PRF-SC, Carlos Possamai, o índice de recuperação de veículos aumentou em 10% após a implantação do sistema. O registro no Sinal não substitui o boletim de ocorrência, que deve ser registrado em uma delegacia da Polícia Civil.
A resolutividade do sistema depende do tempo em que o registro é feito após a ocorrência. “A importância de a informação ser preenchida o mais rápido possível é porque o veículo ainda terá as características originais. Também não aconselhamos o registro de ocorrências antigas, para que o policial mantenha a atenção nos casos mais recentes”, disse o inspetor da PRF.
Além de alertar os policiais de serviço a um raio de 100 quilômetros, o Sinal mantém as informações em um banco de dados da PRF. Se um carro for roubado em Santa Catarina e um patrulheiro na Bahia checar a placa, a informação do crime também estará disponível. Santa Catarina tem 26 postos da PRF.
Caso alguém tenha o veículo furtado em Florianópolis, o alerta é encaminhado para os seguintes postos: Biguaçu, Palhoça, Paulo Lopes, Itapema e Rancho Queimado. “Vale lembrar que a notificação não precisa ser preenchida pela vítima, mas o usuário precisa ter todas as informações do veículo e, principalmente, do local do fato. O sistema também adverte que a comunicação de uma falsa ocorrência é crime, punida com pena de detenção de um a seis meses, ou multa”, acrescentou o inspetor.
Nos três primeiros meses, 1.384 registros foram feitos no Sinal.
As ocorrências que podem ser comunicadas no Sinal
Furto;
Roubo;
Perda de sinal;
Apropriação indébita;
Sequestro;
Veículo clonado.
]Fonte: PRF
sos multas, DF Assessoria, Floripa Multas. Advogado de transito, advogado de multas, Suspensão por pontos, carteira suspensa. Controle de frota, troca de pontuação, controle de frotas para empresas, Pontos na carteira provisória, lei seca, defesa de multa, assento de elevação para carros Curso de reciclagem on line, advogado de transito Recorra aqui, Advogado de transito, advogado, advocacia, carteira de motorista, curso de reciclagem, recorrer multa. advogado de transito Desconto PCD, desconto deficiente, Detran Santa Catarina, Detran Recurso, detran suspensão de Carteira, Icetran, cursos de reciclagens, Consultrans Multas, Cental de multas, SOS Multas, Multas de carro, recursos de carteira de motoristas, Recursos multa São José, Recursos Multa Florianópolis, Recursos Palhoça, Recorrer multa de trânsito, recurso de suspensão de carteira, assessoria empresarial multas, multas de carros, multa de veículos, site consultoria de multas, consultoria empresas de multa de transito, Noticias automotivas, I carros, Sala de Transito, Recusa ao bafómetro, CNH digital: preço, como se cadastrar e usar o aplicativo . Defesas de multa, defesa previa, defesa de carteira de motorista, defesa de suspensão de carteira, defesa de alcoolemia, defesa de bafómetro, recursos de multa, recursos na jari, recursos no cetran, defesa multas Florianópolis, defesas multas São Jose, defesas carteiras de motorista .Florianópolis, defesas carteiras de motoristas São Jose, defesa CNH São Jose, Defesa CNH Florianópolis UBER, AEREO