DETRAN DE SANTA CATARINA IMPLEMENTA SISTEMA PARA A VALIDAÇÃO DA QUILOMETRAGEM DOS VEÍCULOS

Atender recall pode se tornar exigência para transferir veículo
17 de maio de 2019
PROPRIETÁRIO DE VEÍCULO PODE INDICAR CONDUTOR PRINCIPAL NO SISTEMA
17 de maio de 2019

A fim de coibir a prática criminosa de adulteração no hodômetro dos veículos, o Detran/SC implantou, na última sexta-feira, 10, o sistema de validação da quilometragem nos laudos emitidos pelas Empresas Credenciadas de Vistorias (ECVs) em todo o Estado. O sistema compara o histórico de vistorias e acusa possíveis irregularidades e divergências quanto ao número de quilômetros rodados. Desde a sua efetivação até hoje, foram feitos 230 bloqueios no sistema por suspeita de fraude nos hodômetros.

Caso o número indicado seja menor que o constatado na última vistoria, o sistema emite um alerta e bloqueia a vistoria, impedindo que o laudo seja cadastrado. Automaticamente a informação é enviada ao Detran/SC, que insere uma restrição administrativa no prontuário/dossiê do veículo.

A empresa deverá formalizar comunicação imediata ao Delegado de Polícia da respectiva área de circunscrição para conhecimento e adoção de providências de polícia judiciária cabíveis, devendo ainda a ECV orientar o responsável pelo veículo a procurar o órgão de trânsito local para as medidas administrativas.

“Além de buscar melhorias nos serviços do Detran, temos o compromisso com a sociedade no sentido de reprimir condutas ilícitas que possam expor a risco a saúde, a segurança e a própria vida do cidadão no âmbito do trânsito catarinense”, frisou a diretora do Detran, Sandra Mara Pereira.

Fonte: http://www.detran.sc.gov.br/noticias/1256-detran-sc-implementa-sistema-para-a-validacao-da-quilometragem-dos-veiculos

Alexandre Feijó
Alexandre Feijó
CONSULTOR DE TRÂNSITO Experiência de mais de 12 anos no ramo. Bacharel em Administração e Gestão em Trânsito pela UNIVALI/SC, Bacharel em Direito pela UNIBAN/SC, atua na área do Direito de Trânsito (recurso administrativo contra suspensão e cassação do direito de dirigir, infrações de trânsito em geral).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir WhatsApp
💬 Vamos conversar?