Habilitação poderá ser renovada sem ir ao Detran

RENOVAÇÃO DA CNH: GOVERNO PREPARA MEDIDA PARA REDUZIR BUROCRACIA
14 de agosto de 2018
Carro elétrico não serve para nada
21 de agosto de 2018

Medida Provisória do governo prevê apenas exames em clínicas credenciadas, a cada cinco anos, para motoristas com até 55 anos

Rio – O processo de renovação da Carteira de Habilitação (CNH) ficará mais fácil em breve. Isso porque o Ministério das Cidades conclui estudos sobre uma proposta de Medida Provisória (MP) para que motoristas com até 55 anos não precisem comparecer ao Detran para renovar o documento. Com a resolução, o condutor precisaria apenas realizar o exame médico em uma clínica credenciada a cada cinco anos.

Outra novidade é que não será mais necessária a emissão de um novo documento de habilitação a cada renovação. Após a consulta, o médico precisará apenas registrar no sistema do órgão que o condutor está apto a dirigir.

Motoristas com idade entre 55 e 70 anos, no entanto, terão que fazer a renovação da carteira de habilitação a cada dois anos e meio. Já condutores com mais de 70 anos precisarão repetir o procedimento anualmente.
Para facilitar o processo de votação em outubro, o Detran-RJ firmou parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para que os eleitores com cadastro de identificação civil sejam identificados pelas digitais nas eleições. Com isso, as pessoas terão a biometria incorporada ao sistema eleitoral e não precisarão comparecer ao cartório para realizar o procedimento posteriormente.

Segundo André Sant’Anna, secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RJ, é necessário que as informações do eleitor cadastradas na Justiça Eleitoral sejam as mesmas das registradas no Detran-RJ.

“Se no cadastro de uma eleitora no Detran-RJ consta o nome de casada e no da Justiça Eleitoral o de solteira, por exemplo, os dados biométricos dessa pessoa não podem ser aproveitados para fins eleitorais”, explicou. Neste caso, o eleitor precisa levar o título na hora de votar.

Fonte: https://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2018/08/5566434-habilitacao-podera-ser-renovada-sem-ir-ao-detran.html

Alexandre Feijó
Alexandre Feijó
CONSULTOR DE TRÂNSITO Experiência de mais de 12 anos no ramo. Bacharel em Administração e Gestão em Trânsito pela UNIVALI/SC, Bacharel em Direito pela UNIBAN/SC, atua na área do Direito de Trânsito (recurso administrativo contra suspensão e cassação do direito de dirigir, infrações de trânsito em geral).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir WhatsApp
💬 Vamos conversar?