Modificar o carro pode colocá-lo em outras categorias da CNH?

Uso do bafômetro avança em Florianópolis
7 de outubro de 2019
PARA QUÊ SERVE O SEGURO OBRIGATÓRIO DPVAT?
9 de outubro de 2019

Caso o motorista reduza o número de bancos de uma van ou a capacidade de carga de um caminhão, poderá enquadrá-los em outra categoria?

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tem diversas categorias, em função da capacidade de passageiros ou de carga do veículo. Não pode dirigir um ônibus quem tem a CNH com categoria para, no máximo, uma Kombi. A habilitação para dirigir uma picape não se estende para um caminhão de 10 toneladas.

E essa observação a propósito da pergunta de um leitor do AutoPapo: se ele reduzir o número de bancos de uma van, para qual ele não está habilitado, poderia dirigi-la?

Não, não poderia. Pois a categoria da CNH é de acordo com a homologação daquele modelo no Denatran. Não adianta reduzir o número de assentos da van ou o tamanho da caçamba do caminhão para dar ao motorista habilitado para uma categoria inferior o direito de conduzi-los.

Fonte: https://autopapo.com.br/blog-do-boris/dirigir-van-categorias-da-cnh/

Alexandre Feijó
Alexandre Feijó
CONSULTOR DE TRÂNSITO Experiência de mais de 12 anos no ramo. Bacharel em Administração e Gestão em Trânsito pela UNIVALI/SC, Bacharel em Direito pela UNIBAN/SC, atua na área do Direito de Trânsito (recurso administrativo contra suspensão e cassação do direito de dirigir, infrações de trânsito em geral).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *