Veja os itens que serão obrigatórios nos próximos anos

MULTAS POR VIDEO MONITORAMENTO !!! Projeto proíbe uso de imagens internas do carro para multar
21 de julho de 2017
Contran exigirá novos itens de segurança
25 de julho de 2017

Tem equipamento de segurança que será exigido já em 2018 tanto em carros nacionais quanto nos importados

Depois de tornar airbag duplo e ABS obrigatório nos carros vendidos no Brasil, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) incluirá novos itens de segurança para os próximos anos. Entre 2018 e 2024, veículos produzidos no país ou importados deverão ser equipados com controles de tração e estabilidade, luzes diurnas, cintos de três pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes e sistema Isofix para cadeirinhas infantis.

Cinto de três pontos, encosto e isofix

Os primeiros itens a serem obrigatoriamente incorporados nos carros vendidos em solo brasileiro têm como foco a segurança dos passageiros traseiros. A partir de 2018, para novos modelos (reestilizações, novas gerações ou importados), ou 2020, para todos os carros vendidos no Brasil, passará a ser obrigatória a presença de cinco de segurança de três pontos e encosto de cabeça para os três passageiros do banco traseiro. O encosto de cabeça traseiro será facultativo apenas para esportivos de duas portas e conversíveis. O sistema isofix ou latch também entra para a lista, sendo obrigatória a presença mínima de um ponto de fixação. Para modelos duas portas, o isofix pode ser instalado nos bancos dianteiros.

Luzes diurnas de rodagem (DLR)

Presente em alguns modelos mais caros, seja com LEDs (Honda Civic e Citroën C3) ou com lâmpadas halógenas (Jeep Renegade e Renault Duster), as luzes diurnas passarão a ser obrigatórias em todos os carros vendidos no Brasil a partir de 2024. Modelos que passarem por reestilizações, mudanças de geração ou importados deverão contar com o item já em 2022. Serão aceitas luzes de condução diurna de LED ou lâmpadas halógenas, desde que atendam aos requisitos mínimos de luminosidade estabelecidos pelo Contran.

Controle de tração e estabilidade

Item hoje presente apenas nas versões mais sofisticadas de alguns modelos de entrada, os controles de tração e de estabilidade serão os últimos dos itens de segurança a se tornarem obrigatórios nos carros vendidos no Brasil. A partir de 2021, os veículos novos, reestilizados e importados deverão vir de série com esse item. Em 2023, fica proibida a comercialização de qualquer veículo de passeio 0km sem esse item de segurança.

Fonte: http://www.icarros.com.br/noticias/geral/veja-os-itens-que-serao-obrigatorios-nos-proximos-anos/22893.html

Alexandre Feijó
Alexandre Feijó
CONSULTOR DE TRÂNSITO Experiência de mais de 12 anos no ramo. Bacharel em Administração e Gestão em Trânsito pela UNIVALI/SC, Bacharel em Direito pela UNIBAN/SC, atua na área do Direito de Trânsito (recurso administrativo contra suspensão e cassação do direito de dirigir, infrações de trânsito em geral).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir WhatsApp
💬 Vamos conversar?