NOVA CNH COM CHIP É ADIADA PARA 2023

Cassação de CNH também pode ser ocasionada pelo acúmulo de pequenas infrações
10 de dezembro de 2018
Motoristas envolvidos com contrabando ou receptação vão perder habilitação
14 de dezembro de 2018

Regras para o novo modelo de Carteira Nacional de Habilitação estavam prontas há um ano, mas Contran voltou atrás e aumentou o prazo para a implementação.

O novo modelo de Carteira Nacional de Habilitação, mais moderno e parecido com um cartão de crédito, foi adiado e só passará a ser produzido em 2022. Essa é mais uma medida adiada pelo Contran logo antes de entrar em vigor. Recentemente, o órgão também decidiu mudar as datas de implementação das placas padrão Mercosul no Brasil.

Segundo a Resolução nº 747, o prazo para que “órgãos e entidades executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal” terão até o dia 31 de dezembro de 2022 para “adequar seus procedimentos”. Só depois disso é que a CNH será, enfim, atualizada em todo o país.

O que muda na nova CNH?

Basicamente, tudo vai mudar na CNH a partir de 2023. A começar pelo visual, já que ela será feita de um material plástico semelhante ao dos cartões de crédito. Outra novidade em comum com esses cartões é que ela terá um microchip com diversas informações sobre o motorista. A nova CNH também terá informações biométricas e um código QR parecido com o que já é impresso nas CNHs desde maio do ano passado.

Segundo as regras do Contran, a Carteira Nacional de Habilitação também poderá ter outras funções além  de identificar os condutores. Será possível, por exemplo, usar o cartão para pagar tarifas de pedágo, metrô ou ônibus. Esses serviços poderão varias entre os estados do país. Ela também será válida para identificar os cidadãos em bancos e em outros órgãos públicos. As novidades também prometem deixar a CNH mais segura contra fraudes.

A substituição da CNH será automática conforme os motoristas tiverem que renovar o documento. Já o custo para a emissão do novo cartão poderá variar de acordo com a definição do Detran de cada estado.

Outras novidades

Nos últimos anos, a CNH recebeu outras mudanças para aumentar a segurança e a praticidade do documento. Além do QR Code, ela já passou a ser impressa com novas cores e outros itens que aumentam sua segurança. Já em fevereiro de 2018, passou a valer uma versão digital da CNH, que pode ser armazenada no celular do motorista e substitui a versão impressa.

Fonte: https://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2018/12/nova-cnh-com-chip-e-adiada-para-2023.html

Alexandre Feijó
Alexandre Feijó
CONSULTOR DE TRÂNSITO Experiência de mais de 12 anos no ramo. Bacharel em Administração e Gestão em Trânsito pela UNIVALI/SC, Bacharel em Direito pela UNIBAN/SC, atua na área do Direito de Trânsito (recurso administrativo contra suspensão e cassação do direito de dirigir, infrações de trânsito em geral).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir WhatsApp
💬 Vamos conversar?